Jornada Gênero e Direitos Humanos
- nelutas
- 23 de ago. de 2017
- 1 min de leitura
O GRISUL, em parceria com o NAJUP e apoio do Projeto de Extensão Educação Popular e NELUTAS organizou a Jornada Gênero e Direitos Humanos da UNIRIO. O evento ocorreu nos dias 10 e 11 de maio com uma série de debates, participação e apresentações de alunos e alunas.

No primeiro dia tivemos a Mesa de debate na disciplina Teoria das Relações Internacionais - Desigualdades de gênero no cenário internacional - Profª Enara Echart; Tráfico de pessoas e as políticas internacionais: uma crise atemporal - Alexa Mesquita e Natani Chaves; O Sangue está na moda - Alice Vieira e Ana Paula Lima; O Sofrimento dentro da burca - Maria Fernanda Sierra; e A Colonialidade do poder e a colonialidade de gênero na assimetria das relações sociais e a questão da opressão - Dâmaris Burity e Havana de Moraes Marinho.
No segundo dia, Cinema e debate na disciplina Sociologia - Gênero, Direitos Reprodutivos e Poder judiciário - Profº Rodolfo Noronha. Ocorreu a exibição do documentário: Meu corpo, minha vida de Helena Solberg (Sobre o caso Jandira) em conjunto com a apresentação da pesquisa: Mulheres incriminadas por aborto no RJ: Diagnóstico a partir dos atores do sistema de justiça - Profª Ana Paula Sciammarella e Profº Rodolfo Noronha. E o encerramento foi com o debate sobre a descriminalização do aborto com a Profª da FND/UFRJ e Advogada da ADPF 442 Luciana Boiteaux.
Comments