Retirada dos comerciantes do Mercado Popular de Botafogo
nelutas
13 de abr. de 2022
1 min de leitura
Estabelecidos desde 1990 como comerciantes do Mercado Popular de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, foram retirados por reivindicação do espaço por uma construtora. A conturbada trajetória desses indivíduos não é recente.
Em torno de 2015, os comerciantes ali instalados já haviam sido ameaçados de remoção pela Prefeitura, como parte da “preparação” da cidade para os megaeventos (jogos olímpicos, copa do mundo). Com a ajuda do NAJUP, os comerciantes montaram uma associação e conseguiram negociar com a Prefeitura o cadastro e a compra de novas barracas padronizadas, pagas pelos trabalhadores e trabalhadoras dali.
No começo de 2020, a construtora Mãos Dadas processou a Prefeitura obrigando a remoção do Mercado. O processo traz o projeto arquitetônico da construtora para aquela área: assim como fez do outro lado da Praça Nelson Mandela, um condomínio com restaurantes e bares “descolados”. O argumento de que o empreendimento trará empregos parece ignorar que para isso precise acabar com o comércio e com a renda daquelas pessoas, especialmente considerando o contexto de pandemia.
Ontem, dia 12 de julho de 2021, a Prefeitura pôs um fim a essa história, demolindo as barracas e apreendendo as mercadorias dos comerciantes que ainda resistiam. Seu futuro ainda é incerto.
Comments